handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!

[CURSO MIS ]

David Bowie Blackstar: a obra tardia

INSCREVA-SE

O curso avalia o processo de construção da obra tardia de David Bowie a partir do conceito de “estilo tardio”, avaliando os aspectos sociais e psicológicos da confissão final do autor a partir do que se entende como um estilo de “composição confessional”. Com base nos conhecimentos da musicoterapia e da psicologia, o repertório dos álbuns “The Next Day” (2013) e “Blackstar” (2016) serão analisados, levando em conta tanto aspectos musicais (melodia, harmonia, arranjo, interpretação, instrumentação), como técnicos (captação, mixagem) e líricos (texto/letra), sempre no contexto do histórico de seu autor. O curso apresenta uma exploração crítica do processo de composição por meio de uma análise musical, psicossocial e prática. 

A metodologia do curso consiste na apresentação de aspectos teóricos básicos sobre a relação entre criação artística e psicologia, com base em textos de Freud e Jung (numa confrontação entre ambos), e Ronaldo Benenzon, Kenneth Bruscia, Nise da Silveira, Murray Schaffer, Oliver Sacks e André Luiz Iorio. Em seguida, o curso trata da ideia de “composição confessional”, revisitando o contexto sociocultural e histórico da produção final de David Bowie, com uma análise de repertório, destacando aspectos de letra, arranjo, instrumentação, produção, mixagem e interpretação. O curso terá apoio de material audiovisual variado, além de demonstração prática com apoio de instrumentos do professor. 

Aula 1 | A criação artística na psicologia e composição confessional. Arte em Freud e Jung. O caráter tridimensional da fantasia. A arte como expressão lúdica da libido. Jung e o inconsciente coletivo da arte. O complexo autônomo. Outros casos: Allen Guinsberg, Antonin Artaud, Daniel Johnsont, Serge Gainsbourg, John Lennon, Schumann. Princípios da composição musical como processo de cura. 

Aula 2 | Análise teórica e prática: “The Next Day” e “Blackstar”. Análise faixa a faixa dos discos “The Next Day” (2013) e “Blackstar” (2016). Demonstração de aspectos de composição e arranjo. 

  • Sobre o professor Marcello Gabbayadd

    Marcello Gabbay é doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com estágio sandwich na Université Paris-Descartes (Sorbonne V), onde estudou com o sociólogo junguiano Michel Maffesoli. Especialista em musicoterapia preventiva e social (FMU) e em psicologia analista (IJEP). Professor universitário, pesquisador e autor dos livros “Comunicação poética e música popular” (Ed. Appris, 2017) e “Música estranha” (Ed. Paka-Tatu, 2022), além de diversos artigos publicados no Brasil, América Latina e Europa. Músico e compositor. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    → 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

    → 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

    → Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

    → 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP