handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

O MIS está com as portas abertas de sexta a domingo. Confira as regras para uma visitação segura.

[CURSO MIS ]

A história dos videoclipes

INSCREVA-SE

A combinação áudio e visual data dos primórdios do cinema. O primeiro encontro entre imagem e música foi antes mesmo da invenção do cinema: na época das “lanternas-mágicas”. Os videoclipes mudaram para sempre a forma como entendemos a linguagem audiovisual, além de ser uma enorme influência na história do cinema, da música e da cultura pop em geral.

Neste curso, faremos um apanhado da produção dos chamados videoclipes, desde os tempos dos Scopitones (jukeboxes que exibiam performances musicais), até as mais modernas tecnologias de VR (realidade virtual), usadas por vários artistas contemporâneos, passando pelo impacto que a MTV teve nesta história.

Serão exibidos e analisados trabalhos de artistas como Madonna, Michael Jackson, David Bowie, Prince, Björk, Chemical Brothers, além dos brasileiros Marina Lima, Marisa Monte, Sepultura, e os clássicos clipes do Fantástico exibidos pela Rede Globo. O curso focará no trabalho de grandes diretores que ajudaram a desenvolver a linguagem dos videoclipes, como Mick Rock, Michel Gondry, Spike Jonze, Andrucha Waddington, Kátia Lund e Gringo Cardia.

Aula 1 | Apresentação e primeiros encontros entre áudio e vídeo.

Aula 2 |I Want My MTV. VMA’s e grandes diretores.

Aula 3 | Clipes no Brasil.

Aula 4 | Os anos 2000 e o futuro do videoclipe.

*As aulas são online, ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas*

Sobre o professor: Duda Leite é jornalista, cineasta e curador. Formado em Cinema pela FAAP, sempre esteve ligado ao audiovisual. Trabalhou como produtor e roteirista em canais como Eurochannel, HBO, VH1 e Discovery. Pelo Eurochannel, cobriu os principais Festivais de Cinema do mundo, entre eles Cannes, Berlim e Veneza. Como jornalista, colaborou com revistas como Vogue, Playboy e Bravo!. Desde 2012, é curador do Music Video Festival, o maior festival dedicado aos videoclipes no Brasil. Foi curador exposição Musicais no cinema no MIS e, atualmente, prepara uma nova pesquisa e curadoria para o projeto 50 anos de Música, em comemoração aos 50 anos do MIS.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas

    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

    → Vagas remanescentes e lista de espera

    Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

    → Cancelamento de matrícula

    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Apoie o MIS ;)