handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
[CURSO MIS ]

Morte e extinção na história da arte

INSCREVA-SE

O curso explora a morte e a extinção na história das artes visuais, considerando também os estudos da cultura visual, a partir de questões norteadoras como “como o ser humano tem representado a morte ao longo dos tempos?”, “como culturas diversas representam a morte e o evento da extinção?” e “o que tais representações nos dizem sobre a sociedade que as produziu?”. 

Com base em alguns exemplos de imagens produzidas ao longo do tempo, o curso apresenta e discute como a humanidade tem lidado com a mortalidade e a perspectiva apocalíptica de extinção em massa em suas produções culturais visuais. 

Obras de artistas como Hyeronimus Bosch, Albert Dürer, Francisco de Goya e Edvar Münch além de dialogarem com seus respectivos contextos de produção e o imaginário da época sobre os eventos de morte e extinção, também podem promover reflexões sobre o tema em diferentes contextos, propondo diálogos com artistas, tais como: Arthur Bispo do Rosário, Daiara Tukano, Célia Tupinambá, Jaider Esbell, Sidney Amaral, Jaime Lauriano, Damien Hirst, entre outros. 

O olhar sobre a produção visual de épocas e culturas diferentes a respeito da extinção da vida humana pode nos trazer possibilidades de reflexões e ideias para adiar o fim do mundo, como dito por Ailton Krenak em seu livro homônimo: “pregam o fim do mundo como possibilidade de fazer a gente desistir dos nossos próprios sonhos. E a minha provocação sobre adiar o fim do mundo é exatamente sempre poder contar mais uma história” (2019, p. 29). Que histórias podemos contar a partir de tal visualidade? 

Aula 1 | Morte do indivíduo: o medo e a realidade da morte.   

Aula 2 | Morte do coletivo: as expectativas de extinção da humanidade.   

Aula 3 | O mundo dos mortos: a extinção é para sempre?   

  • Sobre a professora Valeria Peixoto de Alencaradd

    Valeria Peixoto de Alencar possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Artes (2008) e Doutorado em Artes (2015) pelo Instituto de Artes da UNESP. Possui experiência na área de Educação em Museus, Educação Patrimonial e Mediação Cultural. Como docente, tem experiência como professora de História na Educação Básica, Ensino Superior e em cursos livres sobre história da arte e arte-educação. Possui diversas publicações, dentre elas, o livro “Mediação cultural em museus e exposições de história: conversas sobre imagens/história e suas interpretações”. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    → 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

    → 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

    → Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

    → 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP