handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

Visão do diretor: como ver o mundo com os olhos de um cineasta

INSCREVA-SE

Este curso propõe um mergulho na mente de grandes diretores. Serão analisados os grandes clássicos do cinema e as decisões de direção que as tornaram obras primas. Será mostrado o que faz de um diretor um autor e o que está por trás das escolhas de fotografia, edição, elenco e direção de arte realizadas por grandes diretores como Fellini, Tarantino, Kubrick, Scorsese, Coppola, Paul Thomas Anderson, Sam Mendes, entre outros. Ao final do curso, o aluno sairá capacitado não apenas para analisar obras cinematográficas com maior profundidade, mas também para encontrar seus temas pessoais e voz narrativa para poder dirigir seus próprios filmes autorais. 

Aula 1 | Introdução ao Cinema Autoral. De Fellini a Sam Mendes. Introdução: o cinema como forma de imitar a consciência humana. Ponto de vista: a subjetividade do espectador e do diretor. Cinema de autor: como encontrar seus temas pessoais. 

Aula 2 | Como o potencial cinematográfico de um roteiro pode ser explorado. De Billy Wilder a Paul Thomas Anderson. Princípios básicos de roteiro: texto, subtexto e tema. Como se constrói um ponto de vista: a fotografia justificada pela narrativa.  

Aula 3 | Criando ritmo e profundidade com edição, som e trilha sonora. De Coppola a Aronofsky. Edição: os limites da percepção da visão e da audição. Design de som e trilha sonora: camadas de profundidade e sinestesia.  

Aula 4 | Direção de arte, efeitos especiais e elenco: com arquitetar um mundo. De Kubrick a Cassavetes. Direção de arte, figurino e locação: o peso dos signos e das cores. Efeitos especiais: quando o efeito é essencial para a narrativa. Elenco e técnicas de atuação: em busca da verdade.  

  • Sobre a professora Bia Vilelaadd

    Bia Vilela é diretora, roteirista e produtora. Possui mestrado em Direção Cinematográfica pela Met Film School Berlin, na Alemanha, onde rodou dois de seus curtas-metragens mais premiados: "Olhos sujos de azul” (2015) e “Nascente" (2018). “Olhos sujos de azul” foi vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival de Finos Filmes e selecionado em diversos festivais internacionais, como Curta Cinema (Rio de Janeiro, Brasil), Bogocine (Bogotá, Colômbia), Bogotá IFF (Bogotá, Colômbia) e Mostra Contorno (Uberlândia, Brasil). Já o filme “Nascente" esteve no festival qualificador para o Oscar TIFF (Tirana International Film Festival), Oaxaca Film Fest, Molodist (Festival Internacional de Kiev, Ucrânia, 2019), New York City Independent Film Festival (2020), New Directors/New Filmes (2019), Sydney World Film Festival (2020), Porto Femme Internatinal Film Festival, Cefalu Film Festival (Itália, 2020), entre outros, além de ter sido selecionado para a Short List do Berlinale, o Festival de Berlim. Como produtora, Bia produziu os longas “Belo Monte anúncio de uma guerra” (2012, documentário, dir. André D’Elia) e “A bruta flor do querer” (2013, dir. Andradina Azevedo e Dida Andrade), que ganhou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Direção de Fotografia no Festival de Gramado. Atualmente, desenvolve séries de ficção e documentários, além de trabalhar intensamente no mercado audiovisual como diretora de cena de filmes publicitários, em parceria com sua dupla Luiza de Andrade. Juntas, as diretoras formam a dupla Figas. Além do mestrado em Direção Cinematográfica, Bia é formada como Roteirista pela Roteiraria (SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    → 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

    → 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

    → Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

    → 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos