handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
[CURSO MIS ]

Georges Méliès – A Invenção do Cinema

INSCREVA-SE

Georges Méliès era um mágico de grande sucesso quando assistiu a uma das primeiras projeções de imagens no recém-inventado cinema dos irmãos Lumière, em Paris. Apaixonou-se imediatamente pelo invento que os próprios irmãos achavam que era uma tolice que não iria dar em nada e, graças à sua prodigiosa imaginação, começou a descobrir as inúmeras possibilidades que o cinema oferecia.  

Inicialmente filmava as próprias mágicas para exibir pelo mundo, mas por acaso, quando a câmera falhou, descobriu as possibilidades da trucagem e começou a filmar mágicas que só eram possíveis graças aos experimentos que ele inventou.  

Depois disso, não parou mais de inventar. Criou a perspectiva, as cartelas de texto na tela, a adaptação de livros para o cinema, o docudrama, a comédia, o filme de terror, de aventura, de ficção científica, o estúdio de cinema, o stop motion etc. Pai do cinema, a imaginação de Méliès não tinha limites e permitiu que ele descobrisse a possibilidade de contar histórias onde os irmãos Lumiére viam apenas uma moda passageira de fotografias que se moviam.  

Aula 1 | Nascimento do cinema e o universo que Méliès encontrou: Muybridge, Edison, Irmãos Lumiére e Alice Guy. Surgimento de Méliès e seus primeiros filmes.  

Aula 2 | A criação do estúdio, a ficção científica, os filmes de terror, as técnicas de dupla exposição do negativo e a divisão de tela para sobreposição de imagem.  

Aula 3 | A arte de contar histórias, a sofisticação narrativa, a adaptação literária e a criação do stop motion. O gradual aumento na duração dos filmes.  

Aula 4 | A década de 1910: O não entendimento das novas técnicas de linguagem cinematográfica que surgiram, como a montagem paralela e os enquadramentos. A decadência, o esquecimento e a redescoberta.  

  • Sobre o professor Marcelo Lyraadd

    Marcelo Lyra é formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989 e cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica na Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP). Passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando tornou-se repórter de cinema e, eventualmente, assinava a coluna de filmes na TV. Foi repórter do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, Jornal do Brasil, Revista do Memorial da América Latina, revista Bizz e jornal Valor Econômico, além de ministrar regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema, cinema brasileiro e outros, em instituições como o Museu da Imagem e do Som e o Espaço Itaú de Cinema. É autor do livro Cinema como razão de viver, publicado em 2003. Dá cursos de história do cinema, realiza regularmente curadorias de mostras de cinema, participou de inúmeras comissões de seleção de filmes para festivais e de júris de festivais, como o Festival de Brasília, do Ceará, Goiás, Porto Alegre, Santa Catarina, curtas de São Paulo e outros. Em 1993, foi vencedor do prêmio ABIC de melhor reportagem. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    → 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

    → 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

    → Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

    → 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP