handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

Arquétipos e jornadas femininas no roteiro audiovisual

INSCREVA-SE

Será demonstrado, através de cases envolvendo filmes e séries contemporâneas, a aplicabilidade da jornada pensada pela psicoterapeuta Maureen Murdock e inspirada na jornada do herói delineada pelo mitólogo Joseph Campbell, que vem alimentando narrativas clássicas no cinema e nas artes desde o século passado. Outras jornadas arquetípicas como “A Promessa da Virgem” de Kim Hudson e o estudo das lendas envolvendo personagens femininas da folclorista Maria Tartar (na obra A Heroína de 1001 Faces) integram o conteúdo assim como o conceito junguiano dos arquétipos e o inconsciente coletivo, além dos estereótipos e tropos femininos mais utilizados no cinema.  

Aula 1 | O monomito e os princípios da narratologia  
- Padrões de estilos narrativos 
- A jornada do herói/A Jornada da heroína 

Aula 2 | Entre arquétipos e estereótipos  
- Definindo tropos do cinema  
- Arquétipos segundo Jung; eneagrama e os tipos de personas 
- Como e quais estereótipos evitar, dos mais clássicos aos contemporâneos 
- Formas de ressignificar as personagens femininas trazendo construções mais bem elaboradas e não sexistas, a partir do female gaze 

Aula 3 | A promessa da Virgem de 1001 faces  
- O modelo elíptico do sagrado feminino 
- Padrões, repetições e reimaginações sobre a condição da mulher 

Aula 4 | O arco dentro da jornada  
- Crenças determinantes 
- O que ela quer x do que Necessita 
- Mentiras e Fantasma (desenhando o background) 
- O problema, a solução e a recompensa 
- Universo e Mundo Comum 

Aula 5 | “Estrutura é personagem, personagem é estrutura”  
- “A personagem mudou seu mundo interior durante a jornada?”  
- Elaborando o perfil da personagem a partir do ideograma dos quatro pilares 

Aula 6 | Cinema queer, negro e a busca por representatividade nas narrativas contemporâneas 

  • Sobre a professora Lorenna Montenegroadd

    Lorenna Montenegro é crítica de cinema, roteirista, curadora, jornalista cultural e produtora de conteúdo, com mais de 18 anos de atuação na área. É uma Elvira, o Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema que possui integrantes de todos os cantos do país. Também é membro da Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Cursou Produção Audiovisual na PUCRS, é professora do curso técnico Filmworks, da Academia Internacional de Cinema (AIC - SP) e ministra oficinas e cursos sobre crítica, história e estética do cinema/vídeo, representação feminina nas telas - sua área de especialização acadêmica - além de participar como júri e palestrante na Mostra Nacional Sesc de cinema, Festival Varilux de Cinema Francês, Mostra de Cinema e Direitos Humanos, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Festival de Cinema de Gramado, Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e Festival Pan-Amazônico Amazônia Doc. Coordena o Festival “As Amazonas do Cinema”, que teve sua primeira edição realizada em setembro de 2020 promovendo mostras competitivas e encontros entre realizadorxs cis e trans da Amazônia e do mundo. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    → 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

    → 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

    → Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

    → 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos