handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

O horror da Nova Hollywood: assassinos psicopatas e a verdadeira face da América

INSCREVA-SE

A Nova Hollywood foi um movimento – ou um sentimento coletivo – que emergiu no cinema estadunidense a partir do desmoronamento do sistema de estúdio. O controle criativo dos filmes, que até então estava nas mãos dos chefes das produtoras, a partir de meados dos anos 1960 passou a se centralizar nos diretores. Os filmes começaram a abordar temas mais urgentes e a jogar um olhar mais cínico e reflexivo sobre a sociedade americana, resultando em visões mais melancólicas e pessimistas.  

Histórias violentas e trágicas como “Bonnie & Clyde: uma rajada de balas” e “Easy Rider: sem destino” marcaram o novo direcionamento, assim como filmes de terror independentes, como “Na mira da morte”, “A noite dos mortos-vivos” e “O massacre da serra elétrica”. Eram narrativas mais cruas e realistas, que contavam histórias em que o medo, a violência e a morte são decorrentes do comportamento humano.  

Influenciados pelo cinema europeu, a produção hollywoodiana passou a abordar temas mais audaciosos. Obras como “O exorcista”, “Tubarão”, “A profecia” e “Halloween” comprovaram o potencial do horror nessa nova realidade. O horror ganhou sangue novo com as produções de Roger Corman e seus pupilos (Coppola, Bogdanovich, Scorsese etc.) e com a ascensão de jovens cineastas que fizeram seu início em filmes do gênero, como Steven Spielberg, Oliver Stone, Brian De Palma e Jonathan Demme. O curso também irá detalhar a carreira dos principais mestres do horror americano, como George A. Romero, Wes Craven, Larry Cohen, Tobe Hooper e John Carpenter.  

Aula 1 | Os horrores de Roger Corman e o fim do sistema de estúdio: nasce a Nova Hollywood  

Aula 2 | O início assustador de gênios do cinema americano: Spielberg, Stone, Demme, De Palma  

Aula 3 | O terror em cada esquina: “O exorcista”, “Tubarão”, “A profecia” e outros blockbusters  

Aula 4 | Os mestres do horror moderno: Romero, Craven, Cohen, Hooper, Carpenter  

  • Sobre o professor Carlos Primati add

    Carlos Primati é jornalista, crítico, tradutor e pesquisador, especializado no gênero fantástico, inclusive a cena brasileira do horror e fantasia, desde Zé do Caixão e Ivan Cardoso até a produção contemporânea. Ministrou uma aula magna na mostra de Alfred Hitchcock no CCBB em São Paulo, em 2011, e participou da retrospectiva completa do cineasta em Belo Horizonte, em 2013, com artigos para o catálogo, uma palestra e uma mesa de debate. É organizador, juntamente de Beatriz Saldanha, da antologia “Única”, primeira publicação brasileira dedicada exclusivamente a estudar a obra de Hitchcock.  

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Comprar Ingressos