handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

O MIS e o MIS Experience estão com as atividades presenciais suspensas.

[CURSO MIS ]

A História da Arte através de exposições e curadorias

INSCREVA-SE

As narrativas mais conhecidas de história da arte tendem a enfocar a obra e o artista. Porém, nos últimos anos, vem ocorrendo uma valorização dos estudos das exposições de arte como um novo viés de análise dentro da história da arte. As exposições tornaram-se um importante meio de produção e disseminação de conhecimentos sobre arte entre os séculos XVII e XVIII. Seu ambiente multifacetado envolve diversas forças, políticas, econômicas e sociais, estabelecendo diálogos com artistas, críticos, colecionadores, comerciantes e o público em geral. Em meio a essa complexidade, discursos são construídos, mantidos e até desconstruídos, artistas e obras são legitimados e, também, ocorrem especulações financeiras. 

O curso visa apresentar um breve panorama da história das exposições, a partir de questões relacionadas às práticas curatoriais, buscando estimular pensamentos críticos sobre o tratamento dado às manifestações artísticas e considerando os processos de seleção de obras, montagem das mostras, design e recepção pública.

Aula 1: Das práticas do colecionismo ao surgimento das exposições de arte públicas.

Aula 2: Museus no século XIX e problematizações dos discursos aspirantes a uma história da arte hegemônica e eurocêntrica.

  • Sobre a professora Adriana Palmaadd

    Historiadora e mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo. Atua como pesquisadora, curadora e professora. Foi pesquisadora junto ao Museu Afro Brasil. Realizou a coordenação de cursos de História da Arte junto à Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde também atuou como pesquisadora. Fez a curadoria da exposição “Rodrigo Linhares: experiências de vida através de reflexos” no Museu de Arte Contemporânea USP, mostra ganhadora do 1º Edital de Exposições Temporárias do Museu.

     

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas 
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

     → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

     → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

       → Cancelamento de matrícula 
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula. 

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa