handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

Quintal do Portinari no MIS Experience

ENTRADA GRATUITA TODOS OS DIAS DESTA ÚLTIMA SEMANA. O QUINTAL ESTARÁ ABERTO NO FERIADO (07.09).

O Quintal do Portinari é um mergulho em experiências lúdicas para conduzir crianças e famílias à grandiosidade de Candido Portinari e suas obras.

Com entrada gratuita, o espaço tem 600 metros quadrados e conta com instalações interativas, que fazem uso de recursos tecnológicos. É uma forma de aproximar o público das obras de Portinari, em especial as crianças, envolvidas pelo caráter lúdico e único. Um dos objetivos do Quintal corrobora a ideia de concepção do MIS Experience, um espaço expositivo, que proporciona experiências inéditas, unindo tecnologia e arte.

As brincadeiras

Mais de 10 instalações interativas estão em funcionamento no Quintal do Portinari. No caso do futebol, funciona assim: a projeção destaca um dos personagens da obra (1935) esperando pela batida de um pênalti. O visitante se dirige até a marca e chuta uma bola de verdade em direção à tela... Na gangorra, um equipamento permite a brincadeira de forma inclusiva, considerando as necessidades de pessoas com mobilidade reduzida ou que utilizem cadeira de rodas.

Empinar uma pipa ganhou versão coletiva. As crianças têm acesso a folhas de papel com desenhos de pipas e balões para colorir. Depois o monitor responsável recolhe esses desenhos que ganham vida em uma tela de vídeo. Muito presente na memória do artista, o espantalho não fica de fora: ao levantar os braços ou movimentar as pernas, o visitante é imitado pelo personagem em uma projeção provocativa e, ao mesmo tempo, muito delicada.

A “brincadeira” vai longe e conta também, entre outras atrações, com um jogo musical, inspirado na tela Chorinho (1942). No monitor o visitante confere as regras e depois se direciona até um círculo para ouvir o som corresponde ao que foi projetado na tela.

O público também pode conferir o Cinema do Candinho, com exibição de animações relacionadas com as obras do artista.

Galeria de Fotos