handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

Google Arts & Culture | Exposições MIS

O MIS integra o Google Cultural Institute com quatro exposições exclusivas que apresentam recortes temáticos do acervo MIS. O Google Cultural Institute é uma plataforma na qual o Google realiza parcerias com centenas de museus, instituições culturais e acervos históricos para hospedar on-line os patrimônios culturais do mundo. Confira as exposições em cartaz:

Coleção Guilherme Gaensly no Acervo MIS - uma paisagem humana

A exposição, lançada no dia 18 de maio de 2020, celebra o Dia Internacional do Museu. Com curadoria da equipe de pesquisa e acervo do museu, a mostra Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana reúne importantes registros do fotógrafo suíço-brasileiro e destaca a participação dos trabalhadores para o cultivo do café no interior paulista no final do século 19 e início do século 20. O café, como referência cultural, é um traço marcante do regionalismo da identidade paulista. Como se sabe, o cultivo do café dinamizou a economia de diferentes núcleos urbanos do Estado de São Paulo, sendo introduzido no começo do século 19, no Vale do Paraíba, estabelecendo-se gradativamente a partir dos anos 1840, na região de Campinas, e nos anos 1870 na região de Ribeirão Preto, Barretos e Jaú, para suprir uma intensa demanda de exportação. É importante lembrar que a mão de obra de europeus denominados imigrantes e a mão de obra escravizada coexistiram em razão de tardias concessões abolicionistas, que ocorreram entre 1850 e 1888. Possuidor de um grande domínio técnico, o fotógrafo suíço-brasileiro Guilherme Gaensly foi comissionado pelo governo do Estado com a missão de realizar uma documentação fotográfica das fazendas do interior, percorrendo todo o processo, que envolvia plantio, colheita, beneficiamento e transporte do café até o Porto de Santos, onde a produção escoava para a exportação. Segundo o pesquisador e curador Sérgio Burgi, Gaensly é uma referência para o período, pois, de forma sofisticada, conseguiu experimentar técnicas fotográficas de características físico-químicas extremamente diversas. A seleção da série de fazendas de café, aqui apresentadas, retrata alguns cuidados necessários em cada etapa do trabalho, que de certa forma, levaram a construção dos nossos hábitos atuais. A mostra é uma adaptação digital da exposição que esteve em cartaz no MIS no SP Gastronomia, em 2019.

Cinema Paulista nos anos 70
A exposição virtual contempla importantes peças sobre a história da produção cinematográfica na cidade de São Paulo entre os anos de 1968 e 1980. Dividida em cinco eixos temáticos, trata, respectivamente, de diretores, filmes, cinema popular, cinema político e cinema independente de uma década importante da formação audiovisual, remanescente dos anos de chumbo da ditadura. Dentre os destaques está uma entrevista em vídeo com o diretor Rogério Sganzerla para o acervo do MIS em 1990; imagem dos atores José Dumont, Lima Duarte, Lilian Lemmertz e Norma Bengell em interpretações memoráveis; do diretor, produtor e ator Amácio Mazzaropi em cena e dos diretores Roberto Santos e João Batista de Andrade durante seus processos de filmagem. A produção em Super 8 é destacada com itens da coleção Abrão Berman, doada ao MIS pelo próprio cineasta em 1988, como a reprodução da capa de um de seus documentos, um folheto de divulgação do VII Super Festival Nacional do Filme Super 8 (1979), fotos do cineasta e de câmeras cinematográficas.

Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970

Esta mostra resgata uma das primeiras coleções do acervo do MIS, elaborada por dois estudantes, e mostra a profissão dos fotógrafos de rua em atividade no início dos anos 1970, os fotógrafos lambe-lambe.

A mulher na Revolução de 32

A mostra reúne fotografias e arquivos de áudio, trocas de correspondências (exclusivas do acervo do MIS) relatando o dia a dia de voluntárias da Revolução. Os documentos revelam o papel da mulher no momento em que o Estado de São Paulo se rebelava contra o governo de Getúlio Vargas.

Galeria de Fotos

Apoie o MIS ;)