handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!


O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

O programa estabelece os seguintes eixos de trabalho:

Destaque

EXIBIÇÃO DE FILMES

SESSÕES PRESENCIAIS Mensalmente, o Pontos MIS disponibiliza mostras de filmes para as cidades parceiras programarem e exibirem presencialmente em seus respectivos espaços culturais.

BATE-PAPO DE CINEMA PONTOS MIS Quinzenalmente, nas plataformas do MIS-SP, o Pontos MIS realiza a curadoria de um filme seguido de debate ao vivo com convidados, como especialistas na área e integrantes da equipe do filme selecionado.

FORMAÇÃO

OFICINAS Mensalmente, o programa disponibiliza oficinas e/ou palestras gratuitas sobre cinema, fotografia e gestão cultural para os públicos das cidades parceiras. As oficinas acontecem de forma virtual e presencial nas cidades parceiras.

ORIENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CURTAS Seleção e acompanhamento de projeto de curta-metragem, em diferentes etapas de sua realização, com o objetivo de colaborar com roteiristas, diretores e produtores residentes do Estado de São Paulo (exceto capital), para aprimorarem seus projetos, dialogando sobre as dúvidas e dificuldades que possam existir em cada fase. Uma equipe de profissionais do Programa Pontos MIS irá orientar e fazer sugestões de desenvolvimento dos projetos aos participantes, de forma gratuita e virtual.

EXPOSIÇÕES PONTOS MIS

ITINERANCIA Em 2021, o Pontos MIS inaugurou uma nova ação, o projeto de itinerância Exposição Pontos MIS que ocupa espaços culturais das cidades parceiras com diversas mostras fotográficas do acervo do MIS.

PROSA DE TRIPÉ Conversa transmitida ao vivo pelo Youtube do MIS sobre as exposições de fotografia do Pontos MIS que circulam pelo estado de São Paulo. Em cada prosa, a tríade de convidados é constituída por um representante do olhar do artista-fotógrafo, um gestor da cidade e o especialista da área como mediador. Essa prosa apresenta e debate com público o processo de criação e a trajetória do artista, as adaptações museográficas da itinerância da exposição, a montagem local e todos os bastidores e curiosidades das exposições.

RELAÇÃO COM MUNICÍPIOS

Para assegurar a boa comunicação conquistada durante anos com os gestores municipais de cultura, mensalmente o Programa envia uma newsletter em grupos regionais com intuito de divulgar a programação e incentivar reflexões e debates junto aos nossos parceiros.

2022

O Programa está em fase de planejamento estratégico do ano, visando a retomada total das atividades presenciais e novas ações. A inscrição no Programa Pontos MIS já está disponível por meio da Declaração de Interesse 2022.

Contato

Para entrar em contato conosco, use o formulário abaixo. Para se inscrever nas oficinas ou participar das sessões de nossos filmes, procure informações na prefeitura de sua cidade.

Governo do Estado de SP