handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

O #CineCiência está apresentando edições especiais para o #MISemCASA – programação online do Museu da Imagem e do Som – com lives quinzenais sobre temas que envolvem ciência e audiovisual. Para o encerrar o mês de fevereiro, o #CineCiência coloca a arqueologia em debate a partir do recente sucesso da Netflix A escavação (The Dig, dir. Simon Stone, Inglaterra, 2021, 112 min, 14 anos), filme baseado no romance homônimo de John Preston de 2007, retratando os eventos da escavação de Sutton Hoo em 1939, no Reino Unido pré-guerra. Os experientes pesquisadores Yves Rolland (França), Cintia Gama-Rolland e Thais Rocha (Brasil) participam do bate-papo ao vivo, que conta com a mediação do curador do programa, José Luiz Goldfarb.

Assista ao vivo no canal do MIS no YouTube.

Sobre os debatedores

Yves Rolland é doutor em Arqueologia Romana pela Université Lumière, de Lyon, especializado em navegação fluvial e Gália romana e graduado e mestre em História pela Université Pierre Mendès France – Grenoble. Participou de escavações arqueológicas na França e trabalhou para o Museu da Civilização Galo-Romana (Lyon, França). É pesquisador associado ao laboratório ArAr – Archéologie et Archéométrie UMR5138, Université Lumière Lyon 2, CNRS.

Cintia Gama-Rolland é doutora em Egiptologia pela École Pratique de Hautes Études, Paris, mestre em arqueologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, bacharel em História pela Universidade de São Paulo, possui pós-doutorado pelo Museu Nacional (UFRJ). Foi conselheira científica do Museu do Louvre, integrante de três missões arqueológicas no Egito e pesquisadora da coleção egípcia do MASP. É professora e coordenadora dos cursos de história, geografia e hospitalidade da FMU.

Thais Rocha é doutora em Egiptologia pela Universidade de Oxford. Atualmente é Research Fellow no Harris Manchester College, da Universidade de Oxford, e pós-doutoranda na Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Desde 2017, Thais é membro do Amarna Project, dedicado à escavação da antiga capital egípcia Akhetaton. Sua pesquisa é sobre as casas egípcias e as antigas noções sobre o espaço doméstico.

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional). 

Galeria de Fotos

Apoie o MIS ;)