handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!

A edição de agosto do Ciclo de Cinema e Psicanálise, que tem o apoio da Sony Pictures, apresenta o longa-metragem “Manchester à beira-mar”. Dirigido por Kenneth Lonergan, a produção venceu dois Oscars, uma pela atuação de Casey Affleck como o protagonista Lee Chandler e outro Oscar de Melhor Roteiro Original para Kenneth Lonergan. O debate, mediado por Luciana Saddi, conta com a presença da psicanalista Sandra Lorezon Schaffa e do jornalista Sandro Macedo

A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme do Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. 

Sobre o filme
Manchester à Beira-Mar 

Manchester by the sea 
(dir. Kenneth Lonergan, EUA, 2016, 135 min, 14 anos) 
No subúrbio de Boston, Lee Chandler vive como uma faz-tudo no complexo de apartamentos. Passa o dia tirando neve das portas, consertando vazamentos e sempre tentando ignorar a conversa com os vizinhos. Nas suas noites vazias, Lee bebe cerveja nos bares do entorno e briga com qualquer pessoa que o encare. Quando seu irmão mais velho morre, ele fica com a guarda do sobrinho e tem que retornar a cidade natal, mas terá que lidar com lembranças dolorosas. 

Sobre os debatedores
Sandra Lorenzon Schaffa
é psicanalista, membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SPPSP). Foi editora do Jornal de Psicanálise.   

Sandro Macedo é jornalista, trabalhou durante 20 anos na Folha, com passagens pela Ilustrada e Guia; assina a newsletter Maratonar, com dicas semanas de filmes e séries no streaming 

Sobre a mediadora
Luciana Saddi
é psicanalista e escritora. É membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, mestre em Psicologia pela PUCSP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. É fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do programa de cinema e psicanálise da diretoria de cultura e comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo. 

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP