handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

A roda de conversa, composta pelo diretor Danilo Arenas, as artistas Vanessa Rosa e Verônica Natividade, a vice-presidente do Instituto Nhandepa Cristine Takua e a presidente Same Putumi, discutiu sobre o documentário "Huni Kuin: Os Últimos Guardiões" (dir. Danilo Arenas, 2016, 7 min) e sobre a exposição "Nhandepa", que esteve em cartaz no MIS em 2019.

Assista https://www.youtube.com/watch?v=Z41mDyvXl0s&list=PL3fWzoSbDCCC6Rzy4Z5Y9T9hfmWUfxmc6&index=26&t=0s

Sobre a exposição Nhandepa

Same Putumi é uma indígena Huni Kuin criada nos entornos do rio Envira, nas profundezas da Amazônia, em aldeias acessíveis apenas depois de vários dias de barco. Uma das maiores lideranças de sua região, a pajé e artesã, desde 2014, passa meses a cada ano longe de sua terra natal, procurando explorar cidades e conhecer pessoas que poderiam ajudá-la na busca pelo fortalecimento das culturas indígenas, criando soluções para as atuais vulnerabilidades de seu povo.

Com curadoria do fotógrafo e antropólogo Milton Guran e de Monica Maia, da DOC Galeria, a exposição Nhandepa é o resultado das imersões do fotógrafo Danilo Arenas e da artista visual Vanessa Rosa na aldeia de Same, explorando a conexão entre os desenhos tradicionais geométricos Huni Kuin com as possibilidades criadas pelas novas mídias. A mostra apresenta os trabalhos desenvolvidos nas aldeias Huni Kuin do rio Envira em uma representação da necessidade de diferentes grupos indígenas se reconhecerem e trabalharem juntos.

A mostra é composta por uma série fotográfica de Danilo Arenas e por uma instalação imersiva concebida por Same Putumi e Vanessa Rosa, com expografia de Verônica Natividade.

--

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #misemcasa traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 - que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso por até 30 dias a partir de 17 de março. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação 2020, que também apoiam a iniciativa digital #misemcasa: Youse (patrocínio máster), DENSO Brasil (patrocínio), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), e TozziniFreire Advogados (apoio institucional).

 

Foto Danilo Arenas

Apoie o MIS ;)