handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

A Guerra das Correntes ou Batalha das Correntes foi uma disputa entre Thomas Edison, que defendia a utilização da corrente contínua para a distribuição da eletricidade, e George Westinghouse e Nikola Tesla, que eram partidários do uso da corrente alternada.

Esse interessante episódio da história da ciência e da tecnologia, que aconteceu nas duas últimas décadas do século 19, é contado no filme A Batalha das Correntes (The current war, dir. Alfonso Gomez-Rejon, 2017, EUA, 107 min, 12 anos, disponível na Amazon Prime Video), que ganha debate com os físicos Luis Carlos Menezes e Rodrigo Parreira. A mediação é do curador do projeto, José Luiz Goldfarb. Haverá interpretação em Libras.

Assista ao vivo no canal do MIS no YouTube.

Sobre os convidados 

Luis Carlos Meneses é bacharel em Física (Universidade de São Paulo, 1967), mestre em Física (Carnegie Mellon University, 1971), doutor em Física (Universitat Regensburg,1974), professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e orientador do programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atua na área de Educação, em formação de professores, ensino básico, ensino de física e de ciências. 

Rodrigo Parreira é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, mesma instituição onde obteve seu doutorado em Física Matemática. Após um pós-doutorado na Universidade de Princeton, nos EUA, iniciou uma carreira corporativa, na área de consultoria estratégica voltada à tecnologia da informação e telecomunicações. Atualmente, é CEO da Logicalis Latin America, uma das maiores empresas de serviços e integração de soluções tecnológicas atuantes na América Latina, com mais de 3.000 colaboradores e presença em 11 países da região.

Sobre o curador e mediador 

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980), e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da PUC-SP, Diretor da Educ e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É também Membro Honorário da Academia Paulista de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência e ciência no século XVII, influências herméticas em Isaac Newton, ciência e religião, história da ciência no Brasil.

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional). 

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa