handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

Em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo e com o Instituto Francês do Brasil, o MIS recebe o artista e designer de som Rodolphe Alexis para uma conferência sobre música experimental seguida pela apresentação de duas instalações sonoras, incluindo a inédita the unbalanced question, no Auditório MIS.

A conferência, intitulada Uma breve história do timbre, abre a programação e traz uma perspectiva histórica relacionando o timbre ao espaço e explorando as afinidades musicais, a partir da prática pessoal de Alexis na gravação de campo e na criação eletroacústica.

Na sequência, Rodolphe Alexis apresenta um concerto eletroacústico especializado, com duas obras: a inédita the unbalanced question, baseada nas captações de sons de diferentes fontes, e ĀNĪMA, que justapõe gravações de campos registradas no Caribe, no Japão tropical, na Costa Rica, na Birmânia, em Laos, na Tailândia e no Pantanal brasileiro. As instalações sonoras, definidas pelo artista como criações eletroacústicas, são executadas em multifonia sobre uma quadrifonia, com o público ficando no meio de um espaço sonoro.

O evento acontece no dia 27 de julho, sábado, às 19h, e o ingresso gratuito pode ser retirado com uma hora de antecedência na recepção do Museu.

Sobre o artista

Rodolphe Alexis é designer de som e artista, além de lecionar teoria e design de som na Escola Superior de Artes e Design TALM, além de ministrar workshops na França e ao redor do mundo. Sua prática artística assume diferentes formas que dialogam com diferentes campos da arte (instalação, escultura, performance e rádio) e já se apresentou em festivais e locais como Palais de Tokyo, Pantheon-Sorbonne University, Bridge festival e National Museum Of Natural History.

Como curador associado do Mu Collective, comissionou grandes projetos criativos em Paris, como Rail Ocean (2017), e o simpósio La ville augmentée par le son (2016). Também coordena a criação da plataforma de áudio SoundWays.eu, voltada para museus e projetos artísticos.

Galeria de Fotos