handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

No mês de setembro, o #CineCiência debate o tema da genialidade versus loucura a partir do filme “Uma mente brilhante” (dir. Ron Howard, EUA, 2001, 135 min, 12 anos, disponível no Vimeo), que aborda a vida de John Forbes Nash Jr., reconhecido como gênio da matemática aos 21 anos, que muito cedo começa a dar sinais de esquizofrenia. Participam da conversa a socióloga Laura Trachtenberg Hauser e o físico Luis Carlos Meneses. A mediação é de José Luiz Goldfarb, curador do projeto.  

Assista no canal do MIS no YouTube.

*com interpretação em Libras

Sobre os convidados: 

Laura Trachtenberg Hauser é sócia da Supernova, empresa especializada em estratégias de aprendizagem e inovação. Graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne e mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle, possui curso de extensão universitária em “Tecnologia de Mercado na Era Digital” pelo Instituto Holon de Tecnologia de Israel. 

Luis Carlos Meneses é bacharel em Física (Universidade de São Paulo, 1967), mestre em Física (Carnegie Mellon University, 1971), doutor em Física (Universitat Regensburg, 1974), professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e orientador do programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Atua na área de Educação, em formação de professores, ensino básico, ensino de física e de ciências. É autor do livro “Educar para o imponderável: a ética da aventura” (Ateliê Editorial, 2021). 

Sobre o curador e mediador: 

José Luiz Goldfarb Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. É ainda conselheiro Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação. 

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), Vivo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional).

Imagem: Frame do filme “Uma mente brilhante” 

 

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa