handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

O programa Memória do cinema colheu depoimentos de importantes nomes do universo cinematográfico brasileiro que são incontornáveis para a compreensão da evolução na forma de fazer cinema no Brasil e suas nuances, técnicas e gêneros.

Neste episódio, o MIS apresenta uma edição especial do depoimento de Walter Portella realizado em parceria com a Heco Produções em 2013, no qual ele fala sobre os prêmios que recebeu como ator, sua rotina na Boca do Lixo, seu primeiro grande papel em D'Gajão mata para vingar, de 1971, um faroeste de José Mojica Marins, e também fala sobre o que é arte para ele e a importância de um artista.

Nascido no interior do Rio Grande do Sul, o ator e roteirista Walter Portella é uma das figuras mais importantes do cinema nacional. Logo no começo da carreira, trabalhou com José Mojica Marins escrevendo roteiros para alguns filmes do lendário Zé do Caixão.

No teatro, atuou na histórica montagem de Macunaíma, com direção de Antunes Filho, com quem trabalhou no  Centro de Pesquisa Teatral, no Sesc Consolação. Foi protagonista do filme Meu nome é Tonho, dirigido por Ozualdo Candeias em 1969, e seu mais recente trabalho foi no filme Boleiros 2, de Ugo Giorgetti, em 2006. Atuou em diversos filmes, a maioria na Boca do Lixo.

Confira o bate-papo.

SOBRE O #MISEMCASA

A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação 2020, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), DENSO Brasil (patrocínio), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), e TozziniFreire Advogados (apoio institucional).

Galeria de Fotos

Apoie o MIS ;)