handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

Nesta semana Mostra Cinema de Acervo, sob o recorte A vida como ela é, exibe dois curtas-metragens que foram produzidos com o intuito de questionar e refletir sobre as mazelas vividas por determinados personagens da sociedade e como cada um, a seu modo, sobrevive. No filme Primeira chance (dir. Roberto Santos, Brasil, 1963, 11 min, livre), o renomado diretor Roberto Santos questiona o sistema de ensino e suas falhas. Já Danielle carnaval e cinzas (dir. José Augusto Iwersen, Brasil, 1979, 23 min, 18 anos) convida o público a entrar na casa e na vida de Danielle, neste curta considerado um dos pioneiros a abordar o universo LGBTQIA+ sem recorrer a estereótipos, tendo sido ganhador do prêmio de melhor filme no Super Festival Nacional do Filme Super 8, de 1979.

Confira a mostra.

A campanha #MISemCASA apresenta a Mostra Cinema de Acervo, uma seleção de filmes brasileiros digitalizados a partir de material físico tais como 16mm, 35mm ou Super 8, disponíveis no Acervo MIS. As produções selecionadas, tanto ficções quanto documentários, apresentam um panorama da produção nacional realizadas desde o final da década de 1970 até o final da década de 1990. São filmes que refletem sobre as questões políticas e sociais do Brasil em distintas épocas, mostrando o papel do cinema como linguagem artística capaz de catalisar diversas discussões sobre temáticas necessárias para entender nossos processos de transformações enquanto país, seja na política, seja nas mudanças de comportamento ao longo dos anos. Essas produções são resultado dos primeiros trabalhos cinematográficos de grandes nomes de nossa produção nacional, tais como Cao Hamburguer, Eliana Fonseca, Joel Pizzini, Anna Muylaert, Jorge Furtado entre outros nomes. 

SOBRE O #MISEMCASA

A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação 2020, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), DENSO Brasil (patrocínio), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), e TozziniFreire Advogados (apoio institucional).

Galeria de Fotos

Apoie o MIS ;)